Agentes da Guarda Municipal de Várzea Grande (GM/VG), estarão até a próxima sexta-feira (28.09) participando da Semana Nacional do Trânsito, organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), na sede do órgão, em Cuiabá.
O objetivo é tentar sensibilizar a população estudantil para a redução de conflitos provocados nas vias públicas, por meio das campanhas de educação e segurança no trânsito e palestras sobre postura cidadã e efeitos do uso de bebidas alcoólicas e entorpecentes no trânsito. Stands com orientações específicas e cidade mirim fazem parte da programação.
A Guarda Municipal tem espaço reservado e aberto à visitação, onde estão expostos os equipamentos usados pelos GMs além da apresentação do teatro de fantoches. Os agentes também estão responsáveis pela orientação dos visitantes na Cidade do Trânsito – espaço reservados às miniaturas que retratam o trânsito das cidades.
O comandante da GM/VG, Alonso Lemes, destacou que enquanto participantes do sistema nacional de trânsito, temos obrigação de contribuir para a educação no trânsito e reduzir os acidentes. “Acreditamos que, por meio de um trabalho preventivo e educativo, é possível mudar a cultura das pessoas em relação ao trânsito. Nossos guardas já fazem esse trabalho no dia-a-dia, mas as campanhas também são fundamentais porque atingem, de uma só vez, maior número de pessoas”, acrescenta.
Lemes lembrou que uma das missões da Guarda Municipal é justamente a de coordenar o trânsito em Várzea Grande orientando os condutores e pedestres. “Em caso de acidentes temos a obrigação de tranqüilizar os condutores de veículos para que não ocorram transtornos provocados por engarrafamentos que na maioria das vezes acaba sendo inevitável”, justifica o comandante
CAMPANHA – De acordo com o presidente do Detran, Teodoro Lopes, as ações da Semana Nacional de Trânsito não se restringem a Cuiabá. “Não só Cuiabá, mas também, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis realizarão atividades educativas e de conscientização, tendo em vista que o objetivo do governo estadual é conscientizar nossos jovens condutores a fim de diminuir o número de vítimas de acidentes de trânsito em todo Mato Grosso”, justifica.