Globo está enfrentando uma forte crise financeira após queda de faturamento
A TV Globo foi afetada por conta da pandemia do coronavírus no ano de 2020, mas claro, não foi a única emissora de televisão a sorer com esse feito. De acordo com o balanço financeiro do Grupo Globo, divulgado no mês de março, o lucro líquido do canal carioca caiu de 752,5 milhões no ano de 2019, para 167,8 milhões no ano passado, uma queda de 77,7%.
Em faturamento com publicidade, a queda foi de 17% se comparado a 2019. O faturamento total em 2020 foi de 12,5 bilhões, uma queda de 11% comparado aos 14 bilhões de 2019. Mas, mesmo com a queda, por meio de comunicado, houve comemoração da emissora.
DÍVIDA MILIONÁRIA
E como se não bastasse a crise que vem vivendo com a queda de seu faturamento, a Globo que atualmente exibe os Jogos Olímpicos de Tóquio, e faturou cerca de 600 milhões com a transmissão do evento esportivo, a emissora enfrenta uma ação movida pela Conmebol na Suíça, depois que o canal rompeu o contrato de exibição da Copa Libertadores da América, que atualmente pertence ao SBT.
A Conmebol está pedindo a Globo o valor de 120 milhões de dólares, pelo rompimento da parceria. Na atual cotação, esse valor representa 618 milhões de reais. Caso a Globo seja condenada, vai ter que desembolsar este valor.
Este ano, a Globo tentou conseguir os direitos para a exibição da Copa América, porém, ao concorrer com o SBT, o canal saiu derrotado. De acordo com informações do Notícias da TV, a emissora teria enviado representantes à Conmebol para “pedir perdão” pelo rompimento do contrato da Libertadores, porém, não houve acordo.
TV FOCO