Evento tradicionalíssimo no calendário de leilões do País, a 42ª Exposição Internacional Agropecuária, Comercial e Industrial de Cuiabá (Expoagro), esquenta a temporada para a compra e venda de animais de elite e de seleção a pasto.
Durante os 10 dias de atividades (até o dia 23 de julho) a Exposição estará disponibilizando nos 22 pregões programados grandes oportunidades de negócios para a aquisição de animais de genética a campo.
Por ser justamente este o perfil da pecuária nacional, a procura por animais eficientes para a produção de carne de qualidade com produção em sistema de pastagens, este passou a ser a principal exigência entre os pecuaristas que freqüentam estes remates.
“Temos genética de seleção a pasto a partir dos melhores criatórios nacionais e entre os mais importantes criatórios oriundos do exterior”, enfatiza Arno Schneider, da Fazenda Anna Sophia, pecuarista nato que vive exclusivamente da atividade e vem ampliando sua dedicação como brahmista.
O criador destaca que é natural a valorização dos animais nos leilões onde sejam comercializados animais PO de produção a pasto, porque todo criador que faça uso do cruzamento industrial precisa desta genética para o aprimoramento e ganhos produtivos no seu plantel.
“A precocidade é o objetivo da pecuária moderna e o que o mercado de bovinos de corte busca”, ressalta Celso Silva Filho, titular da Fazenda São José da Boa Esperança, em Nova Olímpia (207 quilômetros de Cuiabá) que avisa que na próxima estação de monta vai inseminar lote de vacas nelore com genética de touros brahman.
O LEILÃO – A raça brahman consta entre as opções de genética a pasto que estarão sob o bater do martelo durante a Expoagro. Haverá no dia 22 de julho na exposição, o 2ª Leilão Brahman de Cuiabá, a partir das 12 horas com a venda de 50 touros PO a campo selecionados do plantel da Estância Anna Sophia e do Grupo Nacional Brahman. E logo mais à noite, na mesma data, acontece o Leilão de Embriões e Matrizes Brahman com a participação de convidados especiais que ofertarão lotes de fêmeas e prenhezes de pedigree dos principais criatórios que se dedicam à seleção da raça.
O brahman se destaca entre os animais zebuínos devido a sua excelente carcaça, precocidade e ganho de peso e por isso o faz estar em franca ascensão entre as atuais preferências dos pecuaristas do Centro-Oeste e de outras regiões de clima tropical como opção para uso em programas de cruzamento industrial.
“Todo o trabalho de seleção e melhoramento genético em torno do brahman envolvendo fazendeiros de Mato Grosso e de outros estados, traz o estímulo para que novos criadores ingressem na raça”, interpreta o médico veterinário Guilherme Nolasco.
DC