O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, que é vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, embarcou hoje cedo (19-05) rumo a Brasília-DF, onde participa de mais uma edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Galindo afirma que existe, de sua parte e dos demais chefes de Executivo brasileiros, muita preocupação com os destinos dos municípios, hoje assolados por cargas tributárias pesadas e um sem número de dificuldades que impedem o desenvolvimento de uma administração compatível com suas necessidades.
A XIII Marcha a Brasília promove, de hoje (18-05) a 20 de maio de 2010, o encontro entre milhares de prefeitos, vereadores, secretários municipais, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e o presidente da República, que estarão reunidos sob um tema: “A autonomia municipal e a federaação brasileira”.
Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Marcha coleciona momentos históricos, tem o respeito e o reconhecimento do governo federal, e conta com a presença de representantes de todas as esferas governamentais. Trata-se do maior espaço do Brasil para o conhecimento, debate e, principalmente, a divulgação das reivindicações e da pauta municipalista em relação a questões primordiais para a população brasileira.
Este ano a Marcha oferece aos participantes um espaço privilegiado para compartilhar informações e conhecimentos e apresentar as principais questões que envolvem a concretização da autonomia municipal, com abordagem dos obstáculos existentes e as perspectivas para a sua efetivação no pacto federativo.