A promoção da relação da cultura com o esporte para a Copa do Mundo de 2014 será incentivada pela Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social, por meio de ações educativas. Ao lançar a câmara na terça-feira (26), em Brasília, o ministro do Esporte, Orlando Silva, garantiu que o Brasil fará o “melhor mundial da Fifa de todos os tempos e que o mundo vai conhecer o País na sua ‘inteireza’, com as suas virtudes e seus limites”.
O ministro disse que pretende somar a visão do Ministério do Esporte ao trabalho dos representantes do Ministério da Cultura e das secretarias especiais de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Presidência da República que integram a câmara.
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, reforçou a necessidade de mostrar ao mundo a diversidade cultural brasileira, sem, no entanto, esconder seus problemas. “O Brasil é conhecido internacionalmente como o país do samba e do futebol, mas também pela violência e desigualdade social. Não vamos esconder isso, mas vamos mostrar a nossa riqueza cultural e trabalhar a nossa auto-estima, mostrar que o brasileiro tem orgulho do que é”, explicou.
“Seremos parceiros, vamos trabalhar para ajudar a antecipar os problemas e apresentar soluções”, afirmou André Lázaro, secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Também participou do lançamento da câmara o secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência, Mário Theodoro. A cerimônia foi encerrada com a apresentação do mamulengueiro Chico Simões, que atua no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília.
A câmara é uma das nove que compõem a estrutura montada pelo governo federal para discutir políticas públicas e soluções técnicas para a preparação da Copa 2014.
O ministro assegurou que a Copa deixará um legado de intervenções em áreas urbanas que trarão ofertas adequadas de infraestrutura e serviços para a população. “Teremos estádios belíssimos, novos aeroportos, um bom sistema de transporte”, afirmou.
Fonte:
Ministério do Esporte