Segundo o alerta enviado pelo Centro Nacional de Furacões, os ventos do “Ernesto” já chegam a cerca de 112 quilômetros por hora. A expectativa é de que ele chegue à costa das Carolinas na noite desta quinta-feira como um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, que vai até a graduação cinco.
A tempestade tropical “Ernesto” ganhou força hoje ao entrar nas águas do Atlântico, e está em vigor um aviso de tempestade de Flagler Beach, na Flórida, até o cabo de Lookout, na Carolina do Norte.
O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA informou hoje que o olho da tempestade tropical “Ernesto” estava perto da latitude 30,4 graus norte e da longitude 79,9 graus oeste, cerca de 155 quilômetros ao leste de Jacksonville, nordeste da Flórida, e cerca de 275 quilômetros ao sul da cidade de Charleston, na Carolina do Sul.
“John” perde força
O furacão “John” perdeu força nas últimas horas e passou de categoria 4 para 3 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5, mas não deixou de ser perigoso, afirmou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) mexicano.
Em seu relatório, o SMN informou que o fenômeno, situado 150 quilômetros ao oeste de Manzanillo e 160 a oeste-sudoeste de Cihuatlán, estado de Jalisco, mantém ventos de 205 km/h e seqüências de 250 quilômetros.
As cidades de Manzanillo e Cihuatlán ficam no litoral do Pacífico mexicano, área atingida pelas chuvas causadas por “John”, um furacão com índice de periculosidade “severo” que ainda não atingiu terras mexicanas, mas suas faixas externas lançam chuvas abundantes na zona e oscila em intensidade.
Em Cihuatlán esteve chovendo de forma abundante desde meia-noite, mas só chegaram aos abrigos 25 pessoas, informou o diretor da Unidade Estatal da Defesa Civil no estado de Jalisco, Trinidad López Rivas.