sábado, 05/10/2024
InícioAgronegócioFundação MT lança Centro de Aprendizagem e Difusão – CAD

Fundação MT lança Centro de Aprendizagem e Difusão – CAD

 

Foi com grande sucesso que a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, lançou no último dia 18 em Nova Mutum-MT, o Centro de Aprendizagem e Difusão – CAD. O evento reuniu mais de 100 pessoas na Fazenda Três Irmãos e marca o início de uma ação estratégica na região do Médio Norte do Estado. “O CAD é um centro de pesquisa, não convencional, onde iremos simular a campo diferentes estratégias de manejo nas culturas de soja, milho e algodão. Teremos experimentos nas áreas de entomologia, proteção de plantas, nutrição de plantas, manejo de outras culturas e mais 25 estratégias de manejo de sistemas de produção diferentes”, explicou o coordenador do projeto e pesquisador da Fundação MT, Leandro Zancanaro.

O principal objetivo do CAD é estreitar o relacionamento com a cadeia produtiva da região para que haja troca de informação e dessa forma gerar aprendizagem e difusão em uma região de muita importância para a agricultura do país que está concentrada às margens da BR163. “A Fundação MT, apoiada pela TMG, e incentivada pela Famato, Aprosoja e a Prefeitura de Nova Mutum, quer atender de forma personalizada as necessidades dos produtores dessa região. Para isso, vamos integrar produtores, profissionais da área técnica, instituições de pesquisa e ensino, entre outros da região. Esta é uma ferramenta de discussão da realidade da produção agrícola”, completa o pesquisador da Fundação MT.

Os ensaios serão mecanizados e conduzidos por tempo infinito com o objetivo de avaliar os impactos a curto, médio e longo prazo, inclusive econômicos. Dando sempre maior dinamismo para as informações. Além disso, terá áreas demonstrativas de cultivares (soja, milho e algodão) e ensaios de doenças, insetos, nematoides, manejo de culturas de cobertura, entre outros. “O grande diferencial desse projeto é o tempo, fator fundamental na pesquisa. Inicialmente podem não surgir diferenças entre manejos, mas ao longo do tempo, um ano, cinco anos, dez anos, eles vão aparecendo”, ressalta Leandro Zancanaro.

O CAD adotará diferentes protocolos de pesquisa. Para o prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, o projeto trará resultados com muita credibilidade. “A Fundação MT passa seriedade e confiança. O município tem grande potencial produtivo agrícola, então, só tem a ganhar com o CAD. É um presente para a sociedade”, destaca.

            Além disso, outro ponto enfocado pelo projeto é a capacitação de mão de obra no campo. Como comenta o supervisor da equipe de Desenvolvimento de Mercado da Tropical Melhoramento & Genética – TMG em Mato Grosso, Adalberto Basso, o CAD também trabalhará com o aperfeiçoamento do manejo na lavoura. “Estamos carentes de mão de obra agrícola e o CAD será importante para a formação de profissionais que atuam no campo. É a junção da teoria com a prática”.

            A Fundação MT tem o compromisso de passar a frente o resultado gerado pelas suas pesquisas. Este é um dos pontos que fez com que o gestor da fazenda e filho do proprietário onde o CAD está localizado, Jeferson Bergamasco, tenha apoiado a iniciativa. “Estamos sempre de portas abertas para a Fundação MT. Os benefícios não devem ficar só em nossa casa e sim serem repassados aos demais”, lembra o produtor.

            No sentido da difusão de informações, o CAD em Nova Mutum deverá ser o primeiro, para que outras regiões sejam beneficiadas, mais três centros devem ser implantados no Mato Grosso nos próximos anos.

Além da Fazenda Três Irmãos, a propriedade de Luis Divino, Fazenda Nova Mutum, também deverá receber alguns trabalhos específicos com solos arenosos. Para ele, o CAD será um apoio aos produtores e deve trazer mais desenvolvimento a região. O Diretor Executivo da Famato, Seneri Paludo, também partilha dessa opinião. “O Centro vai agregar conhecimento. Desde o início quando soube do projeto apoiamos a ideia. O agronegócio só tem a ganhar. Este é um projeto que vai contribuir muito com a agricultura de Mato Grosso”, aponta.

Na ocasião, Paludo também compartilhou a mensagem do presidente da Famato, Rui Prado: “Ele pediu para repetir estas palavras – Onde a Fundação MT mexe dá certo. Então nós temos que apoiar este projeto. E nós, da Famato, vamos apoiar” .

A Aprosoja, por meio do Diretor Técnico, Luiz Nery Ribas, vê com ótimos olhos o novo projeto. “O agricultor do Mato Grosso é um, antes, e outro, depois da Fundação MT. Sentimo-nos muito orgulhosos por sermos parceiros da Fundação MT”, destaca.

 

Reconhecimento – Para a implantação do projeto do CAD muitas foram as pessoas que não mediram esforços para que a ideia saísse do papel e desse certo.  Como forma de agraciá-las e demonstrar a importância que elas têm para a Fundação MT, foram entregues a Jeferson Bergamasco e Alfredo Horn, produtores de Nova Mutum, durante a solenidade de inauguração do Centro de Difusão, duas telas de pintura que ilustram a atividade no campo.

 

Participantes – Participaram do lançamento representantes da Fundação MT, Senar, Ministério da Agricultura, Sindicatos, Famato, Aprosoja, produtores rurais, equipe da TMG, políticos da região.

 

 
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes