Para Dona Ana Rosa, 44 anos esta matéria tem um significado especial. Há 11 anos dedicando-se ao trabalho de agente de saúde comunitário de saúde, ela recebeu o certificado de qualificação nesta manhã junto de outros 343 agentes comunitários no pátio da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso.
“Amo muito aquilo faço e me considero uma pessoa importante dentro da minha comunidade. Sei para aqueles que dependem do meu trabalho, eu faço a diferença”, explicou emocionada. Dentre as lições que foram aprimoradas durante os quatro meses de curso, estão orientações e cuidados preventivos relacionados a doenças como hipertensão e diabete: “Esta são as dúvidas mais freqüentes da comunidade”.
Nesta primeira etapa do processo de qualificação os agentes comunitários de saúde recebem orientações sobre relações humanas, cidadania, ética cidadã. “Com a conclusão do segundo e terceiro módulo, esta turma completa o quadro de agentes de saúde qualificados em Cuiabá”, afirmou o diretor da Escola de Saúde Pública, Fabiano Borges. Nesta fase os recursos para a capacitação são do Governo Federal com contrapartida de 50% do governo do estado. Já as demais são de responsabilidade do executivo estadual e municipal, respectivamente.
O presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, deputado federal Valtenir Pereira (PSB/MT) parabenizou os formandos e explicou a missão da Frente Parlamentar na Câmara dos Deputados: “Precisamos garantir a efetivação de vocês e discutir melhoria salarial, de condições de trabalho e a criação do ensino superior para a carreira”.
Além disso, o parlamentar informou os agentes sobre a Portaria do Ministério da Saúde publicada no dia 24 de julho que aumentou o repasse da verba destinada ao Programa de Agentes Comunitário para R$ 532. “Com a efetivação e conseqüentemente dos descontos dos encargos sociais, não vai haver uma grande diminuição do salário. Depois de efetivados, vamos brigar pelo direito de adicional de insalubridade”, disse.
Valtenir ressaltou ainda que em Mato Grosso, a Frente já se disponibilizou para auxiliar os prefeitos dos 142 municípios no processo de efetivação e solicitou auxílio do secretário de estado de Saúde, Augustinho Moro, para dinamizar o procedimento junto às administrações municipais. “Da mesma forma vamos adotar a mesma medida em todo o país”, disse.
Qualificação
Ao final da segunda e terceira fase de qualificação das 14 turmas que receberam o diploma hoje, Cuiabá conclui a capacitação de todos os 700 agentes comunitários de saúde. O mesmo procedimento está acontecendo simultaneamente em todo o Estado, que já alcançou a marca de 60% de profissionais qualificados.