sexta-feira, 10/01/2025
InícioMundoFrança registra protestos violentos após Macron aprovar Reforma da Previdência por decreto

França registra protestos violentos após Macron aprovar Reforma da Previdência por decreto

Polícia precisou intervir com canhões de água e bombas de gás lacrimogêneo para dispersar milhares de manifestantes em Paris

O presidente da FrançaEmmanuel Macron, aprovou a força, nesta quinta-feira, 16, a polêmica Reforma da Previdência, sem o voto dos deputados. Por meio de um artigo da Constituição francesa, ele quer aumentar a idade para a aposentadoria no país europeu. Após a notícia, a França começou a registrar protestos violentos. A polícia precisou intervir com canhões de água e bombas de gás lacrimogêneo para dispersar milhares de manifestantes reunidos na Praça da Concórdia, em Paris, perto da Assembleia Nacional, para protestar contra a reforma e a polêmica adoção.

“Estou farto. Estamos nos mobilizando há semanas e a única resposta do governo é usar” o artigo 49.3 da Constituição, que permite contornar o Parlamento, lamentou o estudante de ciências políticas, Ruben, de 20 anos. Em meio aos gritos da oposição de esquerda, que cantava a Marselhesa, o hino nacional francês, a primeira-ministra Elisabeth Borne teve que forçar a voz na Assembleia Nacional para anunciar o uso do artigo. “Até o último minuto, fizemos todo o possível para garantir uma maioria para este texto. Mas as contas não batiam”, explicou Borne, confirmando a ativação do artigo 49.3 em “comum acordo” com Macron.

Apesar da reprovação de dois a cada três franceses, segundo as pesquisas, o presidente francês pretende aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos até 2030 e adiantar para 2027 a exigência de 43 anos de contribuição – e não 42 como até agora – para garantir a aposentadoria integral. Durante o Conselho de Ministros que autorizou o uso do 49.3, Macron avaliou que não podia jogar “com o futuro do país” e que “os riscos financeiros e econômicos eram muito grandes” para perder a votação, segundo participantes da reunião.

JovemPan

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes