O Fórum das Cadeias Produtivas, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sindicato Rural de Cuiabá, traz na programação da tarde desta terça-feira (05.07) palestras abordando a bovinocultura de corte e casos de sucesso em propriedades rurais de Mato Grosso.
A primeira palestra será às 14h, sobre ‘Boas Práticas da Bovinocultura de Corte’ com o pesquisador Ezequiel do Valle, da Embrapa Gado de Corte. Em seguida será realizada a apresentação de dois casos de sucesso de criação pecuária da fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte; e fazenda Rosane, em Nova Bandeirantes.
Às 16h30, o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Luciano Vacari, fará palestra sobre o papel da instituição na promoção e divulgação da carne produzida no estado. Vacari também apresentará o selo “Carne de Mato Grosso”, que tem critérios para atestar a qualidade da carne mato-grossense. O sistema conta com quatro critérios de validação: rastreabilidade; acompanhamento por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica, nota fiscal e marca fogo do proprietário nos animais;cumprimento de indicadores socioambientais; e ainda a inscrição das unidades frigoríficas onde os animais serão abatidos, junto ao sistema estadual de pesagem.
As duas primeiras palestras serão realizadas no auditório Inovação, no Parque de Exposições de Cuiabá.
A última palestra do dia, às 19h, abordará lições de liderança baseadas na doma de cavalos. A palestra será na pista de julgamento do Parque de Exposições, com Fernando Rolim e Maria Dalva, da empresa Global Equus.
As inscrições para as palestras podem ser feitas no estande do Governo de Mato Grosso. O Fórum de Cadeias Produtivas segue até 8 de julho, durante todo o dia, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, na capital. O Fórum tem apoio da Famato, Senar, Prefeitura de Cuiabá e Aprosoja e integra a programação da 52ª Expoagro.