O Fórum de Luta Contra a Privatização da Sanecap começou o dia 19, na praça Alencastro, ato de lançamento de coleta de assinaturas contra a intenção da prefeitura de Cuiabá de privatizar o sistema de água e tratamento de esgoto.
Representantes de vários partidos políticos, associações e sindicatos estiveram presentes no evento. “Estamos na praça com o objetivo de informar a população sobre a intenção do prefeito Wilson Santos e coletar adesões para essa luta importante. Temos experiências amargas com a privatização dos setores de telefonia e energia elétrica. Não queremos mais demissões e aumento de tarifas”, disse Miranda Muniz, da direção estadual do PC do B.
Inácio Werner, do Centro Burnier Fé e Justiça, expôs que água se trata de um assunto de suma importância para a população, e que por isto deve ser discutido de forma transparente e democrática. “A prefeitura de Cuiabá precisa colocar publicamente sua intenção de privatizar a Sanecap para que toda a população possa avaliar a situação corretamente. Não é honesto que o executivo municipal empurre isso goela abaixo neste final de ano, sem discussão. Pois a venda da água vai provocar desemprego de funcionários públicos da Sanecap e os valores das contas vão aumentar ainda mais”, falou.
Fábio Ramirez, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (DCE/UFMT), conclamou a população a participar da coleta de assinaturas para evitar que mais um bem público, de toda a sociedade, seja transformado em lucro para um pequeno grupo empresarial. “Temos de juntar as forças para impedir que o prefeito prejudique ainda mais a população. Não basta Wilson Santos ter tentado aumentar o IPTU no ano passado? Não basta o aumento absurdo do transporte? Não basta o corte do adicional insalubridade dos funcionários da Saúde? Além de tudo isso, ele ainda quer privatizar a água do povo?”, argumentou.
O próprio prefeito disse em audiência pública referente ao destino do sistema de água e tratamento de esgoto, na semana passada, que a Sanecap é uma empresa viável administrativamente, e que está dando lucro aos cofres públicos.
Também participaram do ato público contra a privatização da Sanecap o vereador do PT de Cuiabá, Lúdio Cabral, representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sintep Sub-sede Cuiabá), da Associação de Moradores do Residencial Sucuri, da União Estadual dos Estudantes, da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo, do gabinete do deputado estadual Saguas Moraes (PT), do Fórum de Luta por Saneamento e Vida, do Sindicato dos Bancários.
A coleta de assinaturas continua sendo feita na praça Alencastro (centro de Cuiabá).