O Fluminense retomou a liderança do Campeonato Brasileiro após o empate por 2 a 2 com o Atlético-PR, neste domingo (24). Apesar da conquista, ainda é impossível arriscar quem ficará com o título.
Embora o time de Muricy Ramalho tenha voltado para a ponta da tabela, com 54 pontos, quem mais tem motivos para comemorar é o Corinthians. Além da vitória por 1 a 0 no clássico com o Palmeiras, que o manteve em terceiro na tabela da competição, com 53 pontos, e encerrou a série de sete jogos sem vitória, o time viu a maioria dos concorrentes ao título e ao G-4 perderem ou empatarem seus jogos.
O Cruzeiro, que liderava até o início da rodada, perdeu por 4 a 3 para o Atlético-MG e caiu para a segunda posição, com 54 pontos. Como tem saldo de gols pior do que o do Fluminense (11 contra 18), ficou na vice-liderança.
O Santos, que ameaçava entrar na briga pelo título, fez feio em casa. Perdeu por 3 a 2 para o lanterna Grêmio Prudente, na Vila Belmiro, e parou nos 48 pontos, no quarto lugar.
O Inter, que também poderia incomodar os líderes, ficou no 2 a 2 com o Grêmio, e também manteve sua posição. Continua em quinto, com 48 pontos.
No sexto lugar aparece o único time entre os dez primeiros que venceu seu jogo. Além da vitória do Corinthians, o Botafogo bateu o Vitória, no sábado (23), e pulou da oitava para a sexta posição, também com 48 pontos.
A disputa pelas primeiras posições está tão apertada que o técnico Muricy Ramalho, do Fluminense, prevê uma batalha acirrada até as últimas rodadas da competição.
– O campeonato está muito bom, em todas as partes da tabela. Com certeza, é o mais difícil do mundo, tem muita gente para ganhar o título, diferentemente da Europa. A briga vai ser boa até o final.
Além de Fluminense e Cruzeiro, com 54 pontos, e Corinthians, que um a menos, Santos e Internacional (ambos com 48 pontos) admitem perseguir a primeira posição.
O Botafogo fica mais distante desse grupo pelo número de vitórias, que é o segundo critério de desempate, depois do saldo de gols. O clube carioca tem apenas 11, contra 14 de Santos e Inter e 15 dos três primeiros.
Na próxima rodada, a 32ª, o Corinthians enfrenta o Flamengo, no Engenhão (RJ), nesta quarta-feira (27). No dia seguinte, Fluminense pega o Grêmio, no mesmo estádio. O Cruzeiro só volta a campo no próximo sábado (30), quando joga fora de casa contra o lanterna Grêmio Prudente.