Passando por um momento difícil após contratar 17 jogadores para a temporada 2007, o Fluminense anunciou na tarde desta quarta-feira o retorno do treinador Joel Santana. Ele irá assumir o cargo deixado por Paulo César Gusmão na semana passada, que foi demitido após o clube das Laranjeiras não conseguir a classificação às semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Estadual do Rio.
Com 58 anos, Joel Santana, que dirigiu o japonês Vegalta Sendai em 2006, irá comandar o Fluminense pela terceira vez. A sua primeira passagem na equipe carioca foi em 1995, quando conquistou o título do Estadual. Mas no ano seguinte, foi dirigir o arqui-rival Flamengo. O retorno às Laranjeiras aconteceu em 2003, quando livrou o time do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Sob seu comando, o Fluminense disputou 76 jogos, totalizando 33 vitórias, 24 empates e 19 derrotas.
Único treinador a ser campeão carioca pelos quatro principais clubes do Estado – Fluminense (1995), Flamengo (96), Vasco (92 e 93) e Botafogo (97) -, Joel Santana assinará contrato com a equipe tricolor até o fim deste ano e será apresentado à imprensa nesta quinta-feira, às 9 horas, no Salão Nobre das Laranjeiras. Logo em seguida, ele comandará o primeiro treino, visando o confronto com o Adesg, do Acre, no dia 28, pelo jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil – a partida em Rio Branco terminou em 2 a 1 para os cariocas.
Antes mesmo da contratação do treinador, o meia e capitão Carlos Alberto, que está emprestado ao time, elogiou o novo comandante. “Ele agrada a todos no clube. O Joel tem caráter e é um nome forte no futebol brasileiro. Ele tem experiência e sabe trabalhar com os mais jovens. Tenho certeza de que se for contratado, vai nos ajudar bastante”, comentou.
Depois de uma péssima campanha no Brasileirão do ano passado, quando ficou apenas na 15.ª posição, a diretoria do Fluminense fez uma reestruturação na equipe e dispensou diversos atletas, entre eles os ídolos Petkovic, Tuta e Marcão. Somado a isso, 17 jogadores foram contratados para a disputa da temporada: os atacantes Alex Dias, Soares e Rafael Moura; os laterais Carlinhos, Ivan, Junior César e Rafael; os meias Carlos Alberto, Cícero, David, Dionattan, Fabinho e Thiago Neves e os zagueiros Douglas, Luiz Alberto, Renato Silva e Thiago Silva.
oe