Operação conjunta de fiscalização realizada em municípios da região Norte do Estado resultou na apreensão de diversos apetrechos de pesca, armas, munições e pescado ilegal.
Policiais do Núcleo Especializado do 9º Batalhão de Cuiabá e fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente realizaram a operação nos municípios de Juína, Juara e Brasnorte. O foco da fiscalização foram áreas de desmatamento, caça e pesca nas cidades visitando propriedades rurais e acampamentos onde foram detectados indícios de crime ambiental.
Foram apreendidos 20 anzóis de galho, oito redes de arrasto, 4 tarrafas, 10 varas com molinete, 90 kg de pescado fora da medida, dois jacarés mortos, uma espingarda calibre 20, uma carabina calibre 22 e quatro espingardas calibre 36, além de 30 munições de diversos calibres. As armas estavam em barracos que foram abandonados com a chegada da equipe. No caso do pescado ilegal os indiciados foram penalizados com multa e fiança aplicadas pelos fiscais da Sema que somaram R$ 21 mil.
O Núcleo de Policiamento Especializado do 9º Batalhão vem desenvolvendo contínuas operações em conjunto com a Sema. De acordo com o comandante do núcleo, capitão José Carlos Rodrigues, em menos de trinta dias foram retiradas de circulação dez armas apreendidas em ações de fiscalização ambiental, além de pescado e madeira retiradas ilegalmente.
Secom-MT