Vinte e uma unidades de ensino começam a ser fiscalizadas em Cuiabá e Várzea Grande nesta segunda-feira (14.01) por 14 órgãos que integram a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).
A fiscalização inicia por Várzea Grande e segue até dia 18 nas escolas municipais “Aristides Pompeo de Campos”, no bairro Cidade de Deus; “Antonio Joaquim de Arruda”, no bairro Cristo Rei; “Edna Melo Baracat”, na Vila Pirineu; “Júlio Domingos de Campos”, no Capão Grande; “Pe. Luis Maria Ghisoni”, na Vila Arthur; “Juvenília Monteiro de Oliveira”, no Engordador; “Professor Paulo Freire”, no Jardim Glória II; e nos centros municipais de educação infantil “Lucimar Sacre de Campos” na Cohab Cristo Rei, “Celcita Pinheiro” no bairro da Manga e, “Izabel Antunes de Campos” no Jardim Icaraí.
De 21 a 28 de janeiro a FPI segue em Cuiabá nas escolas estaduais dos bairros CPAII, CPAIV, Doutor Fábio, Jardim Europa, Jardim das aroeiras, Jardim Santa Amália, São Gonçalo, Tijucal, além da faculdade ICEC.
O objetivo, de acordo com Tarciso Bassan, presidente do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) – órgão coordenador da FPI, é de oferecer à sociedade uma fiscalização ampliada, planejada, orientadora, de qualidade e sustentada na integração dos participantes junto à sociedade.
Após a fiscalização, as escolas que apresentarem irregularidades terão dez dias para se adequar. “A FPI trabalha com a meta de 80% de regularização junto às escolas. E, quinze dias após as visitas, encaminharemos os relatórios de vistorias ao Ministério Público, Conselho Estadual de Educação e às secretarias de educação dos Municípios e do Estado”, salientou Bassan.
O Crea lembra à população que no período – 14 a 28 de janeiro – a coordenadoria da FPI recebe denúncias para a fiscalização de outras instituições ensino que não estão no calendário
Participam da ação o Corpo de Bombeiros, as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, a Vigilância Sanitária, Procon, Juizado da Infância e Adolescência, Conselho Regional de Nutricionistas, Conselho Regional de Educação Física, Conselho Regional de Serviço Social, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Municipal e Estadual de Educação, Seduc e o Crea – órgão coordenador da FPI.