domingo, 22/12/2024
InícioAgronegócioFiscalização da Sema-MT apreende 136 kg de minhocuçu durante a Operação Piracema

Fiscalização da Sema-MT apreende 136 kg de minhocuçu durante a Operação Piracema

O minhocuçu é usado ilegalmente como isca por pescadores, mas a sua captura e venda são proibidas

A equipe de fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreendeu 136 kg de minhocuçu durante patrulhamento terrestre realizado no Distrito de Bom Jardim, em Nobres (a 121 km de Cuiabá). A ação ocorreu no âmbito da Operação Piracema, realizada no fim de semana.

O minhocuçu é considerado um animal silvestre e pode passar de 60 centímetros de comprimento.

A ação contou com o apoio da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar e foi deflagrada após denúncias anônimas de captura de minhocas na região. Os infratores não foram encontrados no local. Ao todo, 785 minhocuçus foram apreendidos e devolvidos ao habitat natural.

O período de defeso da piracema nos rios de Mato Grosso começou no dia 2 de outubro e segue até 1º de fevereiro de 2024.

Os agentes ambientais estão em campo fiscalizando a pesca ilegal e realizando o trabalho preventivo, por terra e água, como forma de orientar os pescadores e evitar que o peixe seja retirado da água durante o período de reprodução das espécies.

Canal de denúncia

A Sema-MT atende denúncias da população contra crimes ambientais e pescas predatórias pela Ouvidoria, no telefone 0800 065 3838, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo WhatsApp (65) 98153-0255 e em suas Unidades Regionais.

Quem se deparar com algum crime ambiental também pode denunciar por meio do contato da Polícia Militar 190.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes