A operação Lei Seca será lançada nesta quinta-feira (20), na Praça das Bandeiras, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). As abordagens nos motoristas já estavam sendo feitas na Baixada Cuiabana, e agora devem se estender para o estado através da uma ação conjunta de setores de fiscalização. O foco são as rodovias federais, avenidas mais movimentadas e estradas mais frequentadas pelos condutores.
De acordo com a comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Major Grasielle Bugalho, o lançamento aproveita a proximidade com o período de Carnaval, época em que aumentam os casos de condutores presos por embriaguez ao volante. As blitzes e abordagens educativas serão feitas pela Polícia Militar, Civil e Rodoviária Federal.
Além das abordagens, a ideia é promover mais fiscalizações educativas através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “As fiscalizações começam no final de semana, mas já estavam sendo feitas de forma menor. Paralelamente à fiscalização teremos blitzes, fiscalizações de documentação e itens de segurança dos veículos”, pontuou a major.
A meta, conforme a Sesp, é que 10 mil condutores sejam abordados nas operações até o final deste ano.