A Paramount, que representa a distribuidora Universal no Brasil, confirmou o lançamento do documentário “Senna” para o dia 12 de novembro, no fim de semana seguinte ao do GP do Brasil. O filme de produção inglesa vai mostrar a vida do brasileiro tricampeão da Fórmula 1 através de imagens de arquivo e entrevistas.
O documentário será lançado em seis capitais brasileiras. Além de São Paulo e Rio de Janeiro, outras quatro ainda estão em negociação. Conforme adiantou o UOL Esporte há um mês, o filme irá aos cinemas no mês de encerramento da temporada de 2010 da categoria. Antes, haverá uma pré-estreia no Japão, dia 8 de outubro.
O lançamento no Brasil será no mesmo dia dos treinos do GP dos Emirados Árabes, que encerra o atual campeonato. O GP do Brasil em Interlagos terá acontecido no domingo anterior, dia 7 de novembro.
O filme é dirigido pelo inglês Asif Kapadia e produzido pela Working Title, mesma empresa responsável por “Orgulho e Preconceito”, “Diário de Bridget Jones” e “Um Homem Sério”. A produção teve a autorização da família de Ayrton Senna e da Formula One Management (FOM).
Haverá entrevistas com personalidades que fizeram parte de sua vida, como o rival Alain Prost e seus ex-chefes Ron Dennis e Frank Williams. A ideia do filme surgiu em 2004, quando a morte de Senna completou dez anos.
Naquela época, o produtor James Gay-Rees pensava em filmar um drama de longa-metragem, mas optou por um documentário após conversas com a família do piloto. Antes disso, o ator espanhol Antonio Banderas chegou a ser cogitado para interpretar Senna.
UOL Esporte