Em causa está a agressão de Luis Suárez ao jogador italiano Giorgio Chiellini, durante a partida entre Uruguai e Itália por um lugar nos oitavos de final. Na altura, o atacante sul-americano foi flagrado mordendo o ombro de Chiellini, lhe valendo uma suspensão de nove jogos da seleção uruguaia e quatro meses afastado de qualquer atividade futebolística.
Para o presidente do Uruguai, José Mujica, a punição foi exagerada e critica o comitê disciplinar da Fifa e seus dirigentes. “A Fifa é um monte de velhos filhos da p…”, afirmou o líder do governo em entrevista ao programa “La Hora de los Desportes”. Depois da afirmação ele levou a mão à boca como que arrependido. O jornalista perguntou se podia publicar a declaração ao que Mujica respondeu “Publique por mim”.
O presidente do Uruguai foi ao programa acompanhado de sua mulher, a senadora Lucía Topolansky, que comentou a declaração do seu marido e mostrando o seu apoio. “Concordo com as palavras do presidente”.
José Mujica disse ainda: “Podiam ter sancionado, mas não sanções fascistas”, terminou o presidente dizendo. Com Suárez afastado o Uruguai acabou sendo afastado da Copa do Mundo esse sábado (28), após derrota por 2 a 0 frente à Colômbia, escreve a Folha.
NotíciasaoMinuto