Cantalejo, de 42 anos, que na Alemanha faz sua estréia em Copas, foi bastante questionado pelos australianos após marcar pênalti a favor da Itália, aos 48 minutos do segundo tempo, depois que o lateral Fabio Grosso caiu dentro da área.
O espanhol também apitou outros dois jogos do Mundial, ambos da primeira fase, Alemanha x Polônia e Argentina x Holanda.
O anúncio de Cantalejo acontece no mesmo momento em que a Fifa dispensou 14 dos 26 trios de arbitragem encarregados de apitar os jogos do Mundial. O árbitro brasileiro Carlos Eugênio Simon e seus auxiliares, Ednilson Corona e Aristeu Tavaeres, estão entre os dispensados.
Também foram mandados de volta para casa o inglês Graham Poll e o russo Valentin Ivanov, responsáveis pelas mais debatidas arbitragens do Mundial. Ivanov foi quem aplicou quatro cartões vermelhos e 16 amarelos na vitória de Portugal sobre a Holanda, pelas oitavas-de-final.
Entre os 12 trios que permanecem no Mundial para os oito últimos jogos — quartas-de-final, semifinal, decisão do 3o. e final — está o juiz da casa Markus Merk, o argentino Horacio Elizondo e o eslovaco Lubos Michel, que apitou Brasil x Gana, na terça-feira.
“Gostaria de aproveitar essa oportunidade para agradecer a cada árbitro por suas atuações excelentes. Estou orgulhoso deles”, disse em comunicado da Fifa o presidente do Comitê de Arbitragem da entidade, Ángel María Villas LLona.
“Em geral, estou muito contente com a atuação da arbitragem, apesar de nunca estarmos livres dos erros, o que é algo impossível de se alcançar.”
Para os outros jogos das quartas-de-final, a Fifa designou Michel para Alemanha x Argentina, Frank De Bleeckere (Bélgica) em Itália x Ucrânia e Elizondo para Inglaterra x Portugal.
US