sábado, 06/07/2024
InícioAgronegócioFiesp vai à Justiça contra decreto de reserva legal rural

Fiesp vai à Justiça contra decreto de reserva legal rural

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) informou que ingressou na terça-feira passada no Tribunal de Justiça (TJ) paulista com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o Decreto Estadual 50.889/06. O decreto trata da Reserva Legal de imóveis rurais, assinado em 16 de junho pelo governador Cláudio Lembo (PFL).

A ação da Fiesp ocorreu após um novo decreto de Lembo, publicado no último sábado (22), que cria um grupo de trabalho, do qual a entidade faz parte, para dar sugestões de revisão ao primeiro decreto. Na ação impetrada, a Fiesp alega que a legislação ambiental federal (Código Florestal – Lei nº 4771/65) determina que cada imóvel rural deva reservar área de, no mínimo, 20% da propriedade ou posse, destinada à manutenção ou recomposição da reserva legal, com a finalidade de assegurar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Porém, de acordo com a assessoria jurídica da Fiesp, o decreto paulista extrapolou a Constituição do Estado ao tratar de matérias cuja competência pertence exclusivamente à lei federal.

Segundo nota divulgada pela Fiesp, “a medida tomada possibilitará ao setor agrícola discutir a aplicabilidade da reserva legal no País”. Permitirá, ainda, “à iniciativa privada, mediante sugestões, participar no aprimoramento do conceito de reserva legal, buscando sua efetiva viabilização no nosso país”.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quinze + 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes