Com o intuito de estabelecer uma parceria entre o meio acadêmico e o setor produtivo, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) assinaram um Protocolo de Intenções, durante a reunião Mensal de Diretoria do Sistema Fiemt, ocorrida na sede da instituição.
Com a parceria, será realizado pelas instituições atividades que envolvam o desenvolvimento de tecnologias gerenciais e assistenciais, intercâmbio de pessoal, cursos e programas de treinamento para servidores e estudantes. O Protocolo prevê ainda a organização em conjunto de programas específicos de pesquisa e desenvolvimento científico e social.
De acordo com o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, estabelecer essa relação com a Universidade viabiliza a aproximação dos anseios da indústria ao conhecimento científico desenvolvido pela instituição acadêmica. “A indústria em Mato Grosso é nova e moderna. Precisamos de gente com expertise para contribuir, e a UFMT tem um corpo técnico importante, são P.H.Ds., doutores e mestres. Temos que estar alinhados para manter o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, disse.
Para a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, essa parceria é necessária para o fortalecimento tanto da indústria, quanto da universidade. “Um dos principais problemas é a questão de mudança de mentalidade. A universidade precisa ver que se não tiver uma relação com o setor produtivo não terá futuro. No processo de formação do nosso estudante, neste cenário de mundo globalizado e internacionalização do mercado de trabalho, queremos saber que tipo de profissional temos que formar. Teorizamos muito e a prática ainda está distante, temos que mudar isso”, analisou.