O líder cubano, Fidel Castro, reapareceu nesta terça-feira na TV, para conceder uma entrevista de quase uma hora, a primeira desde que ficou doente, há dez meses.
Vestido com um agasalho esportivo, Castro conversou com o coordenador do programa Mesa Redonda sobre a visita do dirigente vietnamita Nong Duc Manh à Cuba e sobre o aquecimento global.
Castro, 80 anos, está com boa aparência e voz firme, mas ainda fala devagar.
A entrevista foi transmitida “ao vivo” pelas redes americanas em espanhol Univisión, Telemundo e América TV, dirigidas à comunidade cubana nos Estados Unidos.
O “Comandante” elogiou Nong Duc Manh, qualificado de “pessoa muito inteligente, de sólida experiência e muita energia”, que veio à Cuba para “uma visita de trabalho de verdade”.
No final de maio, em um artigo publicado pela imprensa cubana, Fidel rompeu o silêncio sobre sua saúde, ao revelar que sofreu várias operações mal sucedidas, mas que agora se recupera bem e tem o peso estável. Ele afirmou que sua doença não é nenhum segredo de Estado, e que, neste momento, está fazendo o que tem que fazer.
Pessoas assistem à entrevista de Fidel
“Estou fazendo o que devo fazer, já não há segredos de nada. Que segredo de Estado? Eu já disse, de forma bem clara, como eram as coisas”, afirmou Castro.
O presidente cubano foi visto pela última vez em público no dia 26 de julho de 2006, em dois atos no leste do país, um dia antes da primeira operação, no intestino.
US