quinta-feira, 21/11/2024
InícioBrasilFGV:Ceia de Natal deve ser mais farta este ano

FGV:Ceia de Natal deve ser mais farta este ano

Os preços dos alimentos que fazem parte da ceia de Natal estão mais convidativos neste ano, segundo mostra pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Produtos importados como bacalhau e vinho, que entram na cesta de compras nesta época do ano, se beneficiaram do real valorizado e caíram de preço em relação ao ano passado.

O bacalhau, por exemplo, ficou 17,09% mais barato do que em 2008. “Outros alimentos da ceia, como arroz e carnes, tiveram o preço reduzido porque a demanda internacional está desaquecida”, explica André Braz, economista da FGV.

No caso do arroz branco, a redução do preço foi de 16,84% em relação ao ano passado. Outros produtos, como o frango inteiro, o pernil e o lombo suínos tiveram queda de pelo menos 6% nos preços no período.

Somado ao preço mais atraente dos alimentos, o aumento no poder aquisitivo dos brasileiros vai contribuir para a mesa mais farta, segundo Braz. “Enquanto no resto do mundo o poder aquisitivo está caindo, aqui no Brasil a massa salarial já vem melhorando, assim como a confiança do consumidor”, diz. “Esses fatores devem impulsionar o consumo neste fim de ano.”

O economista ressalta que nem todos os alimentos ficaram mais baratos do que no ano passado, mas na média o aumento nos preços foi bem menor.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de dezembro de 2008 a novembro de 2009 foi de 4,23%. Um ano antes o índice fechou em 6,26%, e de 2006 para 2007 a alta foi de 4,54%.

Já o grupo alimentos subiu 3% do ano passado para este; a alta foi de 11,35% no ano anterior, e de 8,86% de novembro de 2006 para dezembro de 2007.

UltSeg/Guilerme Barros

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes