A comunidade ribeirinha de Bonsucesso, em Várzea Grande, está literalmente com a mão na massa. Ontem, os festeiros de São Pedro iniciaram o trabalho de limpeza dos peixes que serão servidos na próxima sexta-feira, dia 29, durante a realização da 26ª Festa de São Paulo, que tem como ponto alto, o tradicional almoço em comemoração ao santo padroeiro dos pescadores, a partir das 12 horas.
De acordo com o rei da festa, Edelson Rodrigues Gomes, o mutirão de limpeza deve se estender até hoje (quarta-feira). Cerca de 2,5 mil quilos de peixe já foram adquiridos pela comunidade, mas a expectativa é de contabilizar, por meio de doações, 3 mil quilos de peixes.
As homenagens são realizadas pelo Conselho Comunitário dos Pescadores de Bonsucesso e conta com o apoio da prefeitura municipal. O almoço terá taxa simbólica de R$ 2 por pessoa.
A programação oficial da Festa de São Pedro começa no dia 29, às 5 horas com a Alvorada – queima de fogos e execuções de hinos de louvor -, às 8 horas missa na igreja Divino Espírito Santo, às 9 horas inicia-se a procissão que sai da igreja e segue em canoas e barcos rio abaixo. Às 11 horas, o prefeito Murilo Domingos fará o lançamento de alevinos no rio, mais uma ação do projeto pessoal do prefeito, o “Salve o Rio, Salve o Peixe” e a partir das 12 horas será servido o almoço e na seqüência terá início o baile popular com o melhor do rasqueado varzea-grandense.