Doze mil pessoas devem visitar – até o próximo domingo (17.06) – a segunda edição do Confortex (Feira de Móveis, Decoração, Paisagismo e Construção), que está sendo realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Organizadores do evento esperam que a feira movimente R$ 4 milhões em negócios e comercialize cerca de mil imóveis ao dia, uma vez que paralela ao evento, a Caixa Econômica Federal (CEF) está realizando o 3° Feirão da Casa Própria, com oferta de imóveis novos e usados e linhas de financiamento para todas as classes sociais.
Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio Minas e Energia, Alexandre Furlan, o governo de Mato Grosso tem buscado bons parceiros para fortalecer e consolidar o Arranjo Produtivo Local (APL). “Móveis modernos e de qualidade estão sendo produzidos no Estado e em grande escala. Essa feira também é um referencial para aqueles que trabalham com a construção civil. Isso prova que Mato Grosso está numa fase de agregação de valor às suas matérias-primas”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Várzea Grande, Adão Larrea, disse que o setor moveleiro tem crescido de forma respeitável, prova disso são as qualidades das peças produzidas pelas indústrias estaduais e que estão sendo apresentadas na feira de móveis. “Vale a pena visitar e conhecer os produtos exibidos na Confortex. Aqui se encontra tudo para os mais variados gostos”, convidou o secretário – frisando que dos 49 expositores, 13 são indústrias instaladas no município de Várzea Grande.
Já o presidente do sindicado intermunicipal das Indústrias do Mobiliário do Estado de Mato Grosso (Sindimóvel), Fernando Ávila, avaliou a produção local com uma das melhores do Brasil. “Os móveis produzidos no estado de Mato Grosso têm a mesma qualidade dos pólos moveleiros do Sudeste e Sul do país”.
Ávila também destacou que o setor moveleiro vem trabalhando intensamente para que a produção local se aproxime cada vez mais dos conceitos de conforto, beleza, funcionalidade, design inteligente e tecnologia.
PROGRAMAÇÃO – O público interessado em visitar a feira poderá fazê-lo entre os dias 15 e 17 de junho, das 15h às 22h. Entre os eventos programados estão rodadas de negócios das indústrias moveleiras, palestras e workshops abordando variados temas, dentre eles, perspectivas de mercados, urbanismo nas cidades, forma de aproveitamento na construção civil e paisagismo tropical.
PRÊMIO – Para valorizar a criatividade dos designers mato-grossense, o serviço de apoio a Micros e Pequenas Empresas (Sebrae/MT) lançou, durante a abertura do Confortex 2007, o Prêmio Design da Terra. Todos os tipos de produção vão concorrer à premiação, que levará em conta a capacidade de inovação, evolução tecnológica, padrão e utilização de materiais e matérias-primas inusitadas para novos produtos.