Controle eficaz da relação estoque/consumo de medicamentos, lotes e da data de validade. Para obter esses resultados, o diretor do Centro de Especialidades Médicas de Várzea Grande, Marcelo Costa, implantou em dezembro do ano passado, um sistema informatizado para operacionalização da farmácia.
“Depois de dois arrombamentos tivemos de tomar uma providência. E a nossa idéia favoreceu o atendimento aos usuários, pois controlamos com eficácia os lotes, evitando falta de remédio e perda da validade. Equacionamos problemas antigos. Em questão de segundos sei quantos medicamentos foram distribuídos e o que foi entregue a cada usuário, portanto, meu estoque tem de corresponder com os relatórios”, enfatiza Costa.
Além da informatização da farmácia e do agendamento de consultas, ambos em vigor, o diretor da unidade de saúde, também conhecida como Postão, conta que os espaços públicos do prédio estão monitorados por circuito interno de televisão, com câmeras instaladas nas entradas, recepções e corredores. “É uma forma de monitorar o funcionamento do Centro, coibir tumultos, garantir segurança ao usuário e zelar pelo patrimônio público”, justifica.