As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) declararam um cessar-fogo unilateral "por tempo indeterminado" – mas assinalaram que ele será suspenso se suas unidades forem atacadas pelo exército colombiano.
Os narcoguerrilheiros afirmam que a trégua deve começar a partir de 0h01 do dia 20 de dezembro. Ao longo do ano, as Farc anunciaram outras tréguas unilaterais, mas sempre com período definido.
"Resolvemos declarar um cessar-fogo unilateral e (a suspensão) das hostilidades por tempo indeterminado, que deve se transformar em armistício", declarou em um blog a delegação da guerrilha que participa das negociações de paz com o governo colombiano em Cuba.
As Farc solicitaram que organismos como a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a Cruz Vermelha e Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) monitorem a trégua.
O anúncio das Farc ocorre dois dias depois de uma operação conjunta do Exército e da polícia no departamento de Meta, na região central da Colômbia, resultar na morte de nove guerrilheiros e na captura de outros quatro.
Site:Veja