domingo, 22/12/2024
InícioMundoFarc acusam EUA de disparar míssil que matou Raúl Reyes

Farc acusam EUA de disparar míssil que matou Raúl Reyes

Em artigo publicado pela Agência Bolivariana de Imprensa (www.abpnoticias.com), Iván Márquez, um dos sete integrantes do secretariado das Farc, afirmou que o ataque também afetou gravemente a perspectiva de uma troca de prisioneiros e de uma paz negociada.

A ação militar que matou Reyes ocorreu em território equatoriano, e por isso provocou uma crise diplomática regional. “Não se escutaram aviões nem helicópteros. O míssil foi disparado pelos gringos da base aérea de Três Esquinas, em Caquetá (Colômbia)”, disse Márquez no texto publicado na noite de segunda-feira, mas datado de 20 de março.

“Não haveria encontro com a delegação francesa para explorar a libertação de Ingrid…Como disse o comandante Manuel (Marulanda): “Mataram Raúl e feriram gravemente a troca de prisioneiros e a paz””, acrescentou Márquez.

A Colômbia diz que a ação militar do dia 1 de março foi realizada por aviões de fabricação brasileira Super Tucano.

O presidente do Equador, Rafael Correa, qualificou o ataque como “massacre” e posteriormente rompeu relações diplomáticas com a Colômbia. Os governos esquerdistas de Venezuela e Nicarágua saíram em apoio a Quito, o que quase provocou um conflito regional.

Os EUA são os maiores aliados da Colômbia na luta contra o narcotráfico e os grupos armados ilegais que, a exemplo das Farc, se financiam com o comércio de drogas.

Desde 2000, Washington entregou a Bogotá mais de 5 bilhões de dólares em assistência militar e treinamento.

As Farc, maior guerrilha colombiana, mantêm sequestrados 40 reféns por motivos políticos, inclusive a ex-candidata a presidente Ingrid Betancourt, que segundo o governo está gravemente doente.

(Por Luis Jaime Acosta)

U.S.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes