quinta-feira, 07/11/2024
InícioBrasilFAO culpa Brasil por aumento de preços de alimentos

FAO culpa Brasil por aumento de preços de alimentos

A FAO, agência da ONU para alimentação, aponta a queda de produção de açúcar no Brasil como responsável pela nova alta no preço internacional de alimentos e que tem obrigado bancos centrais de vários países a aumentar os juros.

Dados divulgados ontem pela entidade alertam que os preços médios de alimentos em junho estão 39% acima dos valores de junho de 2010.

O valor ainda não atingiu a marca recorde registrada em fevereiro deste ano. Mas, segundo a FAO, uma forte alta dos preços de açúcar por conta da produção brasileira abaixa do previsto é um dos principais motivos da expansão.

O índice de preços da FAO chegou em junho a 234 pontos, 1% acima de maio. O recorde havia sido atingido em fevereiro com 238 pontos. De acordo com a FAO, o índice de preço do açúcar aumentou em 14% entre maio e junho, atingindo 359 pontos.

O valor é 15% inferior ao recorde de janeiro. “A produção no Brasil, o maior produtor mundial de açúcar, está previsto para cair abaixo dos níveis do ano passado”, disse a FAO em seu boletim mensal de preços.

Segundo a consultoria Datagro, a queda na produção brasileira será de 3,3% neste ano, em comparação a 2010. Já a Unica, entidade que reúne os produtores, indica que a moagem de cana-de-açúcar atingiu 34,5 milhões de toneladas nos primeiros quinze dias de junho, uma queda de 13,01% ante o mesmo período da safra passada.

No acumulado desde o início da safra, a moagem totalizou 134,5 milhões de toneladas, uma redução de 22,6% ante a safra anterior.

Perigo

A situação no Brasil está contribuindo, segundo a FAO, para a manutenção dos preços altos e que tem tirado o sono dos organismos internacionais.

“Níveis perigosos” nos preços de alimentos já fizeram com que 44 milhões de pessoas caíssem abaixo da linha da pobreza nos últimos 12 meses, segundo o Banco Mundial. Se o índice de preço da FAO subir outros 10%, mais 10 milhões podem entrar nessa situação.

Para o diretor eleito da FAO, o brasileiro José Graziano, os preços de alimentos prometem se manter em níveis elevados por “muito tempo”. As informações são do jornal.

AgênciaEstado

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes