“Caos Brasileiro”, “Roteiro Sul Americano”, “Viagem à Portugal” e “Síntese Geográfica dos Estados Unidos”. Estes são apenas alguns títulos de autoria do escritor mato-grossense Lenine de Campos Povoas, que estão à disposição da comunidade para pesquisa. Graças à doação de 613 exemplares do acervo pessoal dos filhos do autor, 14 escolas municipais e as três bibliotecas públicas municipais foram beneficiadas. Entre os 15 títulos diferentes, há os que retratam a história e a geografia do Estado.
O assessor de Cultura, Gastão Marques, explica que entre as unidades municipais de ensino os critérios para a seleção daquelas que seriam contempladas com as obras de Lenine Póvoas foram: escola com biblioteca e distância da unidade para os locais de pesquisa.
Para a coordenadora geral das bibliotecas municipais, Rosalina Teixeira Lourenço, os exemplares são bem-vindos. “É uma excelente ajuda para as pesquisas, uma vez que temos poucos exemplares sobre a história de Mato Grosso”.
Um dos filhos do escritor, Aloísio Povoas, conta que o maior desejo de seu pai era que as pessoas tivessem conhecimento não só de sua obra, mas, principalmente, da história do povo mato-grossense. “Depois da morte de meu pai, em 2.003, só Várzea Grande vem prestando homenagens à ele. Hoje, ele deve estar muito feliz.” Conta que mesmo com vários títulos como o de doutor, por exemplo, Lenine Póvoas só fazia questão de ser chamado de professor.