O músico capixaba Gilmar Rosa, de 33 anos, vocalista da banda “Os Carreteiros”, foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (5), no município de Poconé, cidade que fica a 104 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso. De acordo com a polícia, ele morreu após uma discussão em uma boate da cidade. Segundo a família, eles reagiram a um assalto. O músico chegou a ser socorrido, mas morreu dentro da ambulância a caminho do hospital, que fica a 133 quilômetros da cidade onde estava. Outro integrante da banda, Sérgio Martins, também foi baleado, mas chegou com vida ao hospital e continua internado, sem risco de morte.
Ari Rosa, irmão de Gilmar e instrumentista da banda, voltou ao Espírito Santo na madrugada desta quinta-feira (6). Segundo Ari, as vítimas reagiram a um assalto e acabaram baleados. “Estavam em seis passeando, quando foram abordados por três assaltantes”, conta.
O crime aconteceu em frente a um posto da Polícia Militar, a 200 metros de uma casa de shows de onde os dois integrantes da banda tinham acabado de sair. “Lá nem comporta um show nosso, é cidade pequena”, diz Ari.
Crime
Segundo as informações do boletim de ocorrência, os integrantes da banda se envolveram em uma discussão e, em determinado momento, um deles empurrou uma dançarina da boate, que acabou caindo e desmaiando. Depois que o mulher se recuperou, os músicos saíram do local e foram até a praça da cidade que fica distante cerca de 200 metros da boate.
Ainda de acordo com as informações repassadas pela polícia, enquanto estavam na praça, três homens que estavam em duas motos chegaram no local e perguntaram quem tinha empurrado a dançarina da boate. Em seguida, um dos suspeitos sacou uma arma e atirou contra os integrantes da banda.
Um dos tiros atingiu Gilmar, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Um segundo membro da banda, Sérgio Martins, também foi atingido pelos disparos, mas foi socorrido e está internado em um hospital particular da capital.
A Polícia Civil afirmou que já existem suspeitos do crime e que buscas estão sendo feitas pela cidade. Até as 09h30 [horário de MT] desta quinta-feira, ninguém havia sido preso por suspeita de participação no assassinato.
Luto
Os moradores do distrito de Santa Isabel, em Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, onde os músicos moravam, se surpreenderam com a notícia. “A cidade está de luto. Foi uma coisa terrível”, diz a dona de casa Adnete Christ. O promotor de vendas Delcrísio Pereira considerava Gilmar um irmão. “Nos conhecíamos desde pequenos. É muita dor”, desabafa.
A banda capixaba havia terminado uma turnê de 16 shows em Rondônia. Eles seguiriam para Santa Catarina, onde fariam outras apresentações na próxima semana.
Darshany Loyola, Álvaro Zanotti e Iara Vilela
Do G1 ES e MT