quinta-feira, 07/11/2024
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Famato lança campanha Gado Só à Vista

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) realizou na sede da instituição em Cuiabá, o lançamento da campanha Gado Só à Vista, que tem por objetivo conscientizar o produtor rural a negociar seu gado com maior segurança. As federações de Goiás (Faeg) e Mato Grosso do Sul (Famasul) também aderiram à campanha.

“Precisamos quebrar este paradigma de negociar só na base da confiança. Eu acredito que hoje esta é uma tendência no país e principalmente aqui em Mato Grosso, uma vez que várias empresas frigoríficas se encontram em dificuldades financeiras. Assim trará maior segurança não só para o pecuarista mas também para todo o estado, tanto no aspecto econômico quanto no social, com a manutenção de milhares de empregos que a atividade oferece”, disse o presidente da Famato, Rui Prado.

Neste contexto o produtor muitas vezes passa a ser o financiador de capital de giro da industria, visto que o tempo para o pagamento denominado à vista pelas empresas frigoríficas levam em média cinco dias para ser efetuado. No caso de uma possível recuperação judicial neste período, como já houve no estado, o produtor se vê sem garantias para trabalhar e sem a recuperação dos animais que já foram abatidos.

Durante o evento foi apresentada uma cartilha contendo informações e orientações de como os pecuaristas devem agir na comercialização com a indústria no atual cenário da pecuária bovina no estado. “É preciso haver uma segurança jurídica maior com a comercialização do gado. Temos muitos exemplos de produtores que estão no prejuízo por conta da falta de um contrato. Muitas vezes o único documento que comprova a venda é a guia de trânsito”, explicou o assessor jurídico da Famato, Luis Alfeu.

De acordo com o consultor de pecuária da entidade, Luis Carlos Meister, atualmente 70% das negociações estão sendo praticadas à vista, devido aos inúmeros pedidos de recuperação judicial dos frigoríficos, que determina a prática e pela adesão de algumas plantas por conta da concorrência. “Vemos que há um cenário mais otimista quanto a estas questões e essa campanha é bastante oportuna para que possamos de uma vez ajustar essa prática de comercialização equivocada”.

O representante do sindicato rural de Juara, Jorge Mariano, almeja pela volta da antiga prática em vender o gado no peso da balança na fazenda, onde receberia logo após a retirada dos animais da propriedade. “Vendendo com cinco dias já está arriscado nesta crise. Desta forma poríamos também evitar prejuízos com possíveis acidentes no percurso até as plantas”.

Participaram do lançamento o diretores secretário e tesoureiro, Valdir Correa e Eduardo Ferreira, o deputado federal (suplente) e presidente da Assocon – Associação Nacional dos Confinadores, Eduardo Moura, representantes da Acrimat e do Governo do Estado.

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Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
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