A produção na modalidade de Integração-Lavoura-Pecuária e Silvicultura (ILPS) é uma prática que está sendo realizada em Mato Grosso e que, segundo pesquisadores do agronegócio, é o Estado que está na frente em produção sustentável com a ILPS.
De acordo com esta nova tendência do mercado, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso – Famato realiza na próxima sexta-feira (5 de junho), o Famato em Campo, na Fazenda Arrossensal, do grupo Camargo Correa, situada na cidade de Nortelândia (258 km de Cuiabá).
O dia de campo da Federação visa apresentar para os produtores do Estado os cases de sucesso do agronegócio como fonte de intercâmbio para uma boa produtividade e uso correto das ferramentas disponíveis na atualidade.
Este será um grande momento em que o grupo vai poder proporcionar aos produtores da região para mostrar as ferramentas e mecanismos de produção que tem dado bons resultados. Segundo o diretor da Fazenda Arrossensal, Laércio Trentine, o sistema que vem sendo desenvolvido, há mais de 40 anos é a integração lavoura-pecuária.
Ele explica que as áreas de pecuária e agricultura são totalmente definidas devido à qualidade do solo que há entre as duas culturas. A área na qual a qualidade do solo é favorável, segundo Trentine, é desenvolvida a agricultura, na área onde há o maior índice de degradação, estão os bovinos.
Trentine explica que produção da agricultura é totalmente para fins comerciais mas também vem auxiliar na implementação alimentar do rebanho. “Nós produzimos a soja que uma parte vai para a comercialização e a outra é destinada à fabricação de ração para os nossos animais”, explica o diretor da fazenda.
Na época da seca os animais são retirados do pasto e encaminhados para uma área destinada ao confinamento. Este remanejamento vem diminuir a pressão que o pasto sofre, o que possibilita o período de descanso. No ano passado o grupo confinou 5 mil cabeças.
Esses experimentos e muito mais serão apresentados pelos técnicos e pesquisadores da Fazenda Arrossensal.
Marcam presença no Famato em Campo o presidente da Federação, Rui Prado, o diretor-secretário, Valdir Correa, o gerente técnico do Senar-AR/MT, Otávio Nogueira Borges, o governador Blairo Maggi e o secretário extraordinário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos (Cidinho).
O evento é aberto a produtores rurais, técnicos e profissionais relacionados ao agronegócio. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo site: famatoemcampo.com.br.