Produtores rurais de seis municípios da região Sul do estado – Poxoréu, Juscimeira, Primavera do Leste, Campo Verde, Jaciara e Dom Aquino, vão responder a uma pesquisa sobre a situação atual da agropecuária. A pesquisa vai embasar o diagnóstico da região para a implantação do programa de boas práticas agropecuárias que será desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a The Nature Conservancy (TNC). O diagnóstico será elaborado pelo Instituto Forpus. A primeira etapa do levantamento acontece na próxima sexta-feira (04.05), com produtores rurais de Dom Aquino (166 km da Capital).
Em reunião, nesta quarta-feira (25.04), no sindicato rural de Jaciara (142 km de Cuiabá), a federação e técnicos das entidades parceiras discutiram a metodologia da pesquisa com 50 lideranças do setor dos municípios da região. “Depois de identificar a situação da produção agropecuária na região, os técnicos irão avaliar o que é preciso fazer para que boas práticas sejam adotadas. Se o que falta é capacitação, crédito, acesso à tecnologia,enfim, detectar os problemas e propor soluções aos produtores”, disse o consultor da Famato, Amado Oliveira.
CERRADO SUSTENTÁVEL – Esta ação vai ampliar as atividades já desenvolvidas pela Famato, TNC e Sema, no projeto Cerrado Sustentável: Agricultura e Conservação nas propriedades rurais das bacias do Rio São Lourenço e Cuiabá. Cerca de duas mil propriedades foram mapeadas em 9 dos 19 municípios da região desde que o convênio entre a federação, governo do estado e a ong foi firmado em outubro de 2005. O passivo ambiental dessas propriedades foi identificado e o próximo passo será definir como recuperar a área degradada.