A falta de sono, mesmo que seja por poucas horas durante a noite, pode levar o sistema imunológico a se voltar contra tecidos e órgãos saudáveis, segundo um artigo que será publicado neste mês na revista acadêmica Biological Psychiatry.
Segundo o artigo escrito por pesquisadores da Universidade da Califórnia de Los Angeles, perder o sono mesmo durante algumas horas da noite pode causar uma reação que leva a inflamações.
Os pesquisadores sugerem que uma boa noite de sono pode reduzir o risco de doenças do coração e desordens auto-imunes como a artrite reumotóide. A equipe mediu, em voluntários, níveis do chamado fator nuclear – NFkb – um fator de transcrição que desempenha um papel vital na sinalização de inflamações em adultos saudáveis.
As medições foram feitas em voluntários em três situações: depois de uma noite normal de sono, depois de uma noite em que eles ficaram acordados das 23h às 03h e depois de uma noite de recuperação. Na manhã depois da noite em que houve a privação parcial de sono, os pesquisadores constataram que os níveis do NFkb eram muitos mais altos do que nas manhãs que se seguiram às outras duas noites.
No entanto, esse aumento de uma resposta inflamatória só foi verificado em mulheres. “Quando mais nós analisamos o assunto, mais nós percebemos os benefícios de uma boa noite de sono. Nesse caso, (os pesquisadores) fornecem provas de que a privação de sono está associada com um aumento de processos inflamatórios no corpo”, afirmou John H. Krystal, editor do Biological Psychiatry.
Para Krystal, “os resultados oferecem um caminho através do qual o combate de distúrbios do sono pode melhorar a saúde”.
BBC Brasil/terra