quinta-feira, 14/11/2024
InícioCidadeFalta de medicamentos no SUS em Cuiabá deve ser investigado por comissão...

Falta de medicamentos no SUS em Cuiabá deve ser investigado por comissão

O vereador Lúdio Cabral (PT) está recolhendo assinaturas na Câmara de Cuiabá para requerimento de instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, que deve investigar as causas de falta de materiais, insumos e medicamentos nas unidades do SUS em Cuiabá, especialmente no Pronto Socorro Municipal.

Segundo denúncias de usuários e trabalhadores da saúde falta nas unidades do SUS em Cuiabá desde medicamentos básicos até instrumentos de urgência e emergência expondo o paciente a risco de morte.

A situação já foi denunciada ao Ministério Público Estadual que instaurou inquérito e notificou a prefeitura a tomar providências. Em postos e policlínicas, a falta de medicamentos é uma realidade que se arrasta há quase três meses.

De acordo com Lúdio, devem ser apuradas as causas para o agravamento da ausência de serviços básicos de saúde a população em Cuiabá, e a CPI é a ferramenta que o legislativo tem para diagnosticar a situação, apontar responsabilidades da prefeitura e levantar subsídios que indiquem soluções.

“Nos últimos meses o que temos visto em Cuiabá é o total abandono da saúde pública. Queremos saber em que e como estão sendo aplicados os recursos do SUS. Porque falta até medicamentos básicos nas unidades? A CPI poderá responder isso” afirma Cabral

O vereador criticou o executivo por não responder de forma precisa aos requerimentos encaminhados por ele, via Câmara, durante os últimos seis meses, indagando sobre despesas e receitas da pasta da saúde. “Desde o ano passado nós temos cobrado da prefeitura dados sobre as compras de medicamentos, insumos e matérias da secretaria de saúde. Recebemos como resposta apenas uma nota fiscal da aquisição de um veículo. Assim o prefeito dificulta a fiscalização da aplicação dos recursos nos devidos fins”, considera Lúdio.

Para a abertura da CPI é necessária a assinatura de sete vereadores, segundo regimento interno da Câmara. Cinco vereadores já assinaram o documento.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes