O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, foi homenageado na cidade de Sorriso, no Norte do Estado, “pelos relevantes trabalhos” prestados em nome da classe. Ele recebeu das mãos do presidente da Subseção da OAB, Henrique da Costa Neto, uma placa de reconhecimento em nome da advocacia da região.
“O seu trabalho em defesa da advocacia se deu de forma ampla e relevante” – disse Henrique.
Henrique lembrou das lutas que Faiad travou ao longo dos dois mandatos como presidente e do apoio que sempre prestou ao advogado do interior de Mato Grosso. Ele falou dos esforços pelas garantias das prerrogativas e também o trabalho para dar a advocacia de todo Estado um tratamento igualitário. “O seu apoio nunca nos faltou. Daí essa nossa singela homangem” – disse.
A homenagem dos advogados da 17ª Subseção da OAB emocionou Faiad. Ele disse que depois de dois mandatos como presidente da Ordem, os três anos como presidente da Caixa de Assistência dos Advogados e mais um período como presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB pudessem ainda lhe causar tanta emoção. Ele lembrou ainda o período em que foi dirigente de Ordem em Alta Floresta.
Ao agradecer os advogados, Faiad voltou a se comprometer em continuar o trabalho em favor do engrandecimento da advocacia de Mato Grosso, após encerrar o período como presidente. “Tenho 21 anos de dedicação a causa da advocacia e vou seguir adiante com essa proposta porque entendo a importância do crescimento da nossa entidade como guardiã da democracia brasileira, da ordem e da Justiça” – acentuou.
Na solenidade, o juiz George Iafelice dos Santos, diretor do Fórum de Sorriso, fez questão de usar da palavra e ressaltar o respeito que predomina no município entre juízes, advogados e demais operadores da Justiça. “Viemos do mesmo berço. E daqui a algum tempo, voltaremos para esse berço. E o juiz que não tiver esse entendimento, não pode ser juiz”– disse, com efeito, o magistrado. Iafelice disse, como cidadão, que acompanhou atônito a decisão que afastou o advogado Faiad da presidência da OAB, em ato perpetrado pelo juiz Julier Sebastião da Silva, revogado posteriormente em duas instâncias.
O ex-presidente da Subseção da OAB em Sorriso, Silas do Nascimento Filho, por sua vez, fez questão de ressaltar que o presidente Faiad sempre esteve vigilante as questões de interesse direto do advogado. Ele lembrou que mesmo na oposição, no passado, sempre teve tratamento responsável por parte de Faiad e da diretoria da OAB. “Aprendi a respeitar e admirar o presidente da OAB” – frisou. As palavras de Silas foram referendadas pela conselheira Ana Lúcia Stefanello, que agradeceu Faiad pelos anos de luta em favor da advocacia.
Assessoria