Bolsonaro criticou ministro per decisão que limitou a atuação da Polícia em morros do RJ
Durante sua participação no Brasil Investment Forum 2022, organizado pela ApexBrasil, em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro subiu o tom e falou o que pensa sobre as decisões do ministro Edson Fachin que limitaram a polícia de realizar operações em moros do Rio de Janeiro.
Para Bolsonaro, as decisões de Fachin foram uma “tremenda colaboração” com o narcotráfico
“Hoje, o fazendeiro monta no cavalo, bota a arma na cintura e anda em todo o perímetro da propriedade. Se for CAC, coloca um 762 (um fuzil) nas costas. Os morros do Rio, onde o Fachin diz que a polícia não pode entrar nem sobrevoar de helicóptero, está cheio de fuzil. Virou um refúgio da bandidagem do Brasil todo. Parabéns, ministro Fachin. Tremenda colaboração com o narcotráfico e com a bandidagem geral”, disse Bolsonaro.
Bolsonaro também defendeu o direito de criticar decisões de ministros da Suprema Corte. “Não podemos criticar decisão? Por que não? Quem eles pensam que são?”, disse.
Em uma liminar junho de 2020, o ministro determinou que, enquanto a pandemia de Covid19 perdurar, as operações policiais nas comunidades do Rio só podem ser feitas em situações excepcionais, que deverão ser justificadas por escrito e comunicadas imediatamente ao Ministério Público do Rio de Janeiro. O ministro também restringiu o uso de helicopteros, formando uma verdadeira zona refúgio nas favelas para os traficantes.