A crescente valorização do real e a conseqüente queda do dólar continuam enfraquecendo determinados setores industriais no que se refere às exportações. Para sobreviver ao câmbio e não perder espaço no mercado internacional, empresas nacionais estão deixando o País para fabricar no exterior. Já existem fábricas de sapatos brasileiras funcionando na China, Índia e Argentina. A lista das indústrias do setor calçadista que estão trocando o Brasil por outros mercados já é grande e tende a aumentar.
Esse tipo de comportamento está atingindo fornecedores do setor. Segundo Ênio Klein, consultor da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), as empresas que foram para o exterior trabalham com margens de lucro apertadíssimas ou até prejuízo nas exportações, para não perder mercado, na esperança de melhorar a situação.
Até a maior exportadora brasileira de fôrmas para calçados, fundada em 1927, construiu uma fábrica em Chennai, sul da Índia, com investimentos de US$ 2,5 milhões com o objetivo de atender a mercados próximos como China, Paquistão, Afeganistão e Norte da África. No Brasil, a empresa já fechou duas fábricas, dispensando 150 funcionários.
Outra está abastecendo 25% do seu mercado externo com calçados produzidos por fábricas terceirizadas na China, que, juntamente com a Índia, também está nos planos da West Coast, empresa que estuda transferir parte de sua produção de exportação – 30% dos 2,4 milhões de pares fabricados anualmente – para a Ásia ou América Latina.
Guatemala e Argentina devem ser os próximos alvos. Além de melhor câmbio, a Argentina tem carga tributária de 21% do PIB contra quase 40% no Brasil e é um importante mercado. Para lá já foram fábricas que se associaram a outras argentinas. Uma delas está investindo US$ 65 milhões na produção de tênis em Chivilcoy, província de Buenos Aires.
Enquanto isso, a São Paulo Alpargatas, que há dois anos passou a fabricar parte da linha esportiva na China, não descarta transferir para o exterior a produção de suas brasileiríssimas sandálias e abriu processo de compra da Alpargatas Argentina. A Havaianas é a principal marca brasileira no exterior, com imagem fortemente associada ao País, de onde é exportada para 80 nações.
E a cada empresa que transfere sua produção para outros países, mais brasileiros são colocados na rua da amargura, passando a engordar a fila do desemprego.
FU