A fabricante coreana Hana Micron anunciou que pretende investir US$ 300 milhões no Brasil, por meio de uma parceria com a empresa gaúcha Parit Participações. As companhias vão instalar uma unidade de semicondutores na cidade de São Leopoldo (RS), no campus da Universidade Unisinos. O projeto de instalação da fábrica é considerado estratégico para o mercado nacional.
“A abertura de uma unidade no País vai ajudar na redução do déficit da balança comercial, já que existe uma carência de indústrias desse tipo no Brasil, obrigando as empresas a importar boa parte da demanda que têm”, avalia o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
A abertura da unidade contará com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O ministro está, desde o início desta semana, em viagem oficial á Coreia do Sul. Na terça-feira (10), ele visitou uma fábrica de semicondutores na cidade de Cheonam, próxima à capital Seul.
Os semicondutores são necessários para a produção de chips de microprocessadores e em transistores. Atualmente, tudo que é computadorizado ou que utiliza ondas de rádio depende de semicondutores.
Fonte:
Ministério das Comunicações