Entre os dias 14 e 18, o Instituo Memória do Poder Legislativo (IMPL) realiza a exposição: ‘Faces da Natureza’ – uma homenagem à mulher do artista plástico Jonathan Machado. Nesses dias serão expostas 14 telas, todas focando a mulher. A vernissage foi solicitada pelo deputado Mauro Savi (PR).
Jonathan de Cezar Machado de Souza, nasceu em Sinop no estado de Mato Grosso em 03 de maio de 1984. Formou-se em Direito pela Universidade de Cuiabá. Desde cedo teve fascinação por cores e formas. Aos 14 anos foi apresentado aos pincéis pela Professora de Artes Vânia Pandinni, desde então sua relação com as tintas foi se concretizando cada vez mais. Chegou, por uma curta temporada, a desenhar e pintar no Ateliê Livre da Universidade Federal de Mato Grosso sob orientação de Nilson Pimenta. Tem como seus referenciais no mundo das artes os artistas Daniel Senise, Beatriz Milhazes, Vik Muniz e o britânico Bansky.
Sua arte simples, baseia-se no cotidiano urbano. A cartela de cores vai do tom mais cinzento e apagado ao mais vibrante dos amarelos. Com uma técnica mista, que mistura pinceladas vorazes feitas com tinta acrílica com imagens produzidas com stencil, suas obras retratam seu universo diário e imaginário. O caos sempre presente causa estranheza e simpatia ao mesmo tempo.
Em sua primeira exposição individual, Faces da Natureza, Jonathan procura retratar mulheres que representam verdadeiras forças da natureza, que de uma forma ou de outra influenciaram no mundo ou nos seus conceitos particulares. Faces da Natureza é um brinde ao mais belo e incrível Patrimônio da Humanidade: a Mulher.
Marcia Raquel