Com iniciativa do Instituto de Memória e apoio da Secretaria de Comunicação, acontece a partir desta quarta-feira (30) uma exposição de 40 painéis contendo fotos da construção da nova sede da Assembléia Legislativa, distribuídas desde a retomada da obra, mudança e instalações. “Foi uma conquista da Mesa Diretora que começou com o então deputado da época Gilmar Fabris. Quem ganhou com a nova sede foi a comunidade e esta homenagem é para a Mesa Diretora que tanto batalhou para o prédio terminar”, avaliou a secretária do Instituto de Memória Ísis Catarina.
A abertura acontecerá as 9 horas da manhã e a exposição vai até o dia 6 de setembro, no entanto, durante a exposição o Instituto de Memória e a Secretaria de Comunicação exibirão um vídeo contando a história da construção e relatando cada repartição do prédio, desde gabinetes, plenário, auditórios, secretarias e outras repartições.
Paralela a exposição, acontecerá a assinatura de um convênio da Assembléia com a Defensoria Pública, quando na oportunidade o órgão contará com espaço para atendimento ao público em geral.
Sede – Depois de quase oito anos paralisada, a obra de construção da nova sede do Parlamento mato-grossense foi retomada no final de 2004 e concluída em agosto de 2005. A ampliação do acesso e a infra-estrutura moderna e dinâmica possibilitaram a extensão nos atendimentos à população.
“Esta sede facilitou a integração dos três Poderes com a sociedade, através do trabalho dos deputados e o acesso à população”, disse o presidente da Assembléia, deputado Silval Barbosa (PMDB).
Em um ano em funcionamento na casa nova, diversas conquistas foram efetivadas. Hoje o cidadão tem a sua disposição serviços com qualidade que foram otimizados com o novo espaço. “A nova sede contemplou um antigo sonho dos mato-grossenses e hoje podemos dizer que a sociedade ganhou um espaço maior com melhores condições de atendimento em todos os setores, inclusive nos gabinetes”, explicou o primeiro-secretário da Casa, deputado José Riva (PP).
O novo prédio conta também com o “Espaço Cidadania”, que consolidou importantes parcerias do Legislativo Mato-grossense – no local, há atendentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Delegacia Regional do Trabalho. E as audiências públicas – que somente no ano passado foram realizadas 111.