O Brasil registrou o primeiro caso da doença de Newcastle em cinco anos, segundo informou o Ministério da Agricultura à OIE (Organização Mundial para a Saúde Animal). A doença foi encontrada em Vale Real, uma pequena cidade gaúcha de apenas 4.912 habitantes.
A doença pode levar vários países a barrar exportações do frango brasileiro. O Ministério da Agricultura declarou o país livre da doença em 2003 e só depois disso o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e tornou-se o maior exportador mundial de frango.
A doença existiu no Brasil durante mais de 50 anos, mas seu último caso havia sido registrado em abril de 2001. A enfermidade ataca o sistema respiratório das aves e, por esse motivo, chega a ser confundida com a gripe aviária.
Segundo a Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango), o país exportou US$ 3,5 bilhões em frango para 150 países em 2005, um crescimento de 35% em relação ao ano anterior.
O Ministério da Agricultura informou que sacrificou animais da propriedade e vai manter a área em quarentena, além de controlar o movimento de aves dentro do país. Também foi estabelecida uma zona de vigilância de 10 quilômetros de raio ao redor do local do foco.
FSP