Realizado pela Ebserh, certame oferta mais de 5 mil vagas em 114 instituições
Cuiabá (MT) – Os interessados em participar do Exame Nacional de Residência (Enare) têm até o dia 19 de setembro para efetuar as inscrições. O certame, conduzido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), terá provas a serem realizadas no dia 29 de outubro em todas as capitais e cidades-polo.
Custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e cidades-polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência são algumas das vantagens para os candidatos que participarão apresenta ainda benefícios para as instituições participantes a exemplo da menor quantidade vagas ociosas, além da eliminação de custos e carga burocrática da realização de exames individuais, o que amplia a qualificação da seleção.
Para a edição de 2023 – a quarta do Enare – são ofertadas 5.096 vagas, distribuídas em 3.151 na área médica e 1.945 nas modalidades uni e multiprofissional, destinadas a profissionais de medicina e outras áreas da saúde, em diversos programas de 114 instituições de todo o país.
O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu. Para a residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição, e, após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição, e após a realização da prova, opta pelo local onde pretende realizá-la conforme pontuação alcançada.
A primeira janela de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas. Em outro momento, haverá uma nova oportunidade para o preenchimento de vagas ociosas.
Todo o processo pode ser acompanhado também pelo site https://enare.ebserh.gov.br/.
No Estado do Mato Grosso, estão previstas 53 vagas para Residência Médica no Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), sendo um total de 16 programas de residência médica.
Para a residência multiprofissional, estão previstas 21 vagas, sendo 15 vagas para Saúde do Adulto e do Idoso com ênfase em atenção cardiovascular (para profissionais da enfermagem, serviço social, nutrição e psicologia) e 06 vagas para Gestão hospital para o SUS (para profissionais da enfermagem, saúde coletiva , farmácia e nutrição).
Sobre o Hujm e a Ebserh
O Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Peço o apoio dos nobres colegas para divulgar em seus canais de comunicação esse Edital, pois precisamos de que todos os programas de residências tenham suas vagas preenchidos aqui no HUJM, para continuarmos prestando os serviços à população do nosso estado, com todos os programas de residência funcionando.