domingo, 24/11/2024
InícioPolíticaEx-diretora financeira da Faespe será ouvida nesta 4ª feira

Ex-diretora financeira da Faespe será ouvida nesta 4ª feira

Desde março, a expectativa é grande em torno do depoimento da ex-diretora financeira da Fundação de Apoio ao Ensino Superior da Unemat (Faespe) Maria Auxiliadora de Araújo.
No último dia 11, os deputados estaduais, membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI),que apura o uso dos recursos públicos repassados pelo Governo do Estado à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – para a realização do concurso público em 2009 (certame este, cancelado por indícios de fraudes) – aprovaram as oitivas tanto da ex-diretora da Faespe, para esta quarta-feira (19), quanto do reitor da Unemat, Taisir Mahmudo Karim, para o dia 26 de maio.

Nesta quarta-feira (19), data em que a ex-diretora financeira irá depor, a reunião está marcada para as 15h, no auditório Licínio Monteiro.

Para os professores membros da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), a oitiva de Maria Auxiliadora é vista como um dos principais momentos da CPI, pois a Faespe, tem sido fonte de inúmeras denúncias de desvio de dinheiro público.

A Faespe é uma entidade privada que arrecada recursos públicos e que não presta contas dessa movimentação financeira aos órgãos competentes. A fundação também é responsável pela realização de curso de pós-graduação dentro da Unemat e mesmo assim, não presta contas do que é movimentado.

Em relação ao concurso público do Governo de Mato Grosso, consta na documentação enviada pela Secretaria de Administração do Estado (SAD) à CPI, a entrega do Estatuto da Faespe, fundação que deveria ter recebido os recursos para a realização do concurso e que acabou sendo afastada depois das denúncias de fraudes.

Além disso, o Ministério Público Estadual (MPE) também já enfatizou a necessidade de apuração das denúncias contra a Faespe, visto que há várias perícias relacionadas aos convênios firmados entre a Unemat e a fundação demonstram irregularidades.

Últimas decisões – Na última reunião da CPI da Unemat (11.05), os parlamentares decidiram pedir a abertura de inquérito policial para que se faça a busca e apreensão de documentos e informações que foram solicitadas à Unemat e também à Faespe, mas que, vencido o prazo legal para a resposta, não foram enviadas à Comissão.

A ideia, é que os trabalhos da CPI da Unemat, que foi instaurada oficialmente em 03 de março, sejam concluídos até o final de junho.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes