O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que sua vitória no referendo deste domingo consolida seu programa de governo, baseado na nacionalização de empresas, e anunciou que aprofundará esta política, segundo canais privados de televisão.
“O que a Bolívia expressou com seu voto é consolidar este processo de mudança (…). Estamos aqui para continuar avançando na recuperação dos recursos naturais e para a consolidação da nacionalização”, disse Morales.
O presidente discursou no balcão do Palácio de Governo, na Praça de Armas de La Paz, para uma multidão de partidários, que festejavam o apoio de 63,1% alcançado nas urnas no referendo deste domingo.
Morales, primeiro presidente indígena da Bolívia, lembrou que seus dois anos e meio de gestão permitiram a nacionalização das riquezas hidrocarboníferas do país, exploradas por companhias de Brasil, Espanha, Holanda e Grã-Bretanha.
O presidente aproveitou a oportunidade para saudar a vitória dos governadores oposicionistas de Santa Cruz, Beni, Pando e Tarija, convocando-os para trabalhar “de maneira conjunta” e para apoiar “esta revolução democrática e cultural visando garantir a nacionalização de outros recursos naturais”.
AFP/U.Seg