A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza nesta segunda-feira (20.11), no auditório da Associação Mato-grossense de Ensino e Cultura (AMEC), em Várzea Grande, a partir das 8h30, o lançamento da Construção da Agenda 21 do município. A cerimônia é parte do projeto desenvolvido pela Prefeitura e reúne representações de diversos segmentos da sociedade que vão auxiliar na construção da Agenda 21.
Possibilitada por meio de recursos do Ministério da Justiça e assessorada pela Divisão da Agenda 21 da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a proposta, coordenada em Várzea Grande pelo secretário de Meio Ambiente, José Aguiar Portela, objetiva a elaboração de um conjunto de planos e ações e metas em prol do desenvolvimento sustentável várzea-grandense.
“Trata-se de um pacto de compromissos sócioambientais para o município a partir da definição de linhas de atuação pautadas na ética, no compromisso com a área social e ambiental”, definiu Portela.
Para o secretário além de planejar também será reintroduzida uma idéia que há muito tempo foi esquecida. “Podemos e devemos planejar o meio ambiente estabelecendo um elo de solidariedade entre as gerações futuras, compilando em um roteiro de ações concretas com metas, recursos e responsabilidades definidas”, mencionou.
PRINCÍPIOS – A Agenda 21 é baseada no comprometimento firmado por 170 países durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano (Rio/92). Entre as diretrizes a conferência apontou para todas as nações a incumbência de elaborar planos de ações e metas voltados para a resolução de problemas ligados ao meio ambiente e por extensão ao homem.
“Agenda 21 é uma das linhas de atuação comprometidas em nível internacional durante a ECO 92. Cada país e estado está construindo a sua, mas ela se operacionaliza de fato em cada município”, explica Portela.
A Agenda é um plano que deve ser concluído por meio do consenso de todos os atores e grupos sociais, opinando e se comprometendo com as ações e atividades escolhidas pelos mesmos participantes. O programa é uma estratégia universal para alcançar o desenvolvimento sustentável ainda no século XXI.
Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Várzea Grande, José Aguiar Portela, a iniciativa é determinante para o futuro do Brasil. “As parcerias são responsáveis pela implantação da Agenda 21. Com ela, todos os cidadãos brasileiros podem garantir um meio ambiente equilibrado para nós e para as futuras gerações, cumprindo assim, nosso dever de cidadão”.
Em Várzea Grande, o evento é realizado pela parceria entre Prefeitura de Várzea Grande, Ministério do Meio Ambiente, e, ocorre nos dias 20 e 21.11. A AMEC está localizada à Av. Arthur Bernardes, no bairro Ipase, em frente à 5ª Ciretran.