A Agência Nacional de Inteligência Geoespacial dos Estados Unidos mostraram nesta quinta-feira (17) pela primeira vez uma maquete do composto onde vivia Osama bin Laden em Abbottabad, no Paquistão, antes de sua morte.
Feita próxima à perfeição, a maquete foi usada pelos militares e pela inteligência para planejar a ação militar do grupo especial Seals que resultou no assassinato do terrorista, fundador do grupo al-Qaeda.
A escala usada é de 1/84, ou seja, cerca de 1,2% do tamanho real. O modelo contém detalhes minuciosos, e cada objeto representado existiu em algum momento na mansão original ou em seus arredores. Ele foi exibido na quarta-feira nos corredores do Pentágono.
Para retratar a desde então famosa área onde Bin Laden ficou escondido por cinco anos, os especialistas usaram argila para reproduzir os campos dos arredores, e espuma de poliestireno para os muros da casa.
O modelo foi construído em seis semanas por um grupo de trabalho da Agência de Inteligência Geoespacial (NGA) americana, que forneceu as imagens de satélite ao serviço secreto.