As bolsas de valores da Ásia encerraram a sexta-feira em baixa, atingidas por recuos em Wall Street depois que dados fortes do setor de moradias dos Estados Unidos reforçaram as expectativas de que o Federal Reserve pode não ter que cortar o juro do país este ano.
Os mercados de ações asiáticos fecharam na véspera também em baixa, depois de comentários do ex-chairman do Fed Alan Greenspan sobre a possibilidade de uma “drástica contração” nas ações chinesas.
Apesar disso, o mercado em Xangai subiu 0,69 por cento, a 4.179 pontos. Na véspera, a bolsa caiu quase 1 por cento atingida por receio dos investidores de ocorrência do tombo registrado em fevereiro e que disparou uma onda global de vendas.
A bolsa de Tóquio caiu 1,22 por cento, a 17.481 pontos, pressionada por realização de lucros com ações do setor imobiliário e de outros papéis que se valorizaram recentemente, como os da Canon .
“Os investidores estão preocupados que o dinheiro para investimentos globais possa estar encolhendo e quando isso afeta ações nos EUA e na China, ações japonesas são atingidas também”, disse Yasuo Yabe, diretor de vendas da Meiwa Securities.
O índice MSCI, que reúne os mercados asiáticos menos o do Japão se desvalorizou em 0,71 por cento, a 440 pontos.
Na Austrália, houve baixa de 0,42 por cento, a 6.252 pontos. O mercado foi afetado por queda nos preços dos metais, que atingiu as ações das mineradoras BHP Billiton e Rio Tinto .
Em Hong Kong, o mercado fechou em queda de 1,34 por cento, a 20.520 pontos. Taiwan registrou baixa de 0,69 pontos, para 8.159 pontos.
Na Coréia do Sul, a bolsa de Seul recuou 0,12 por cento, a 1.644 pontos.